Ícone do site cinematório

18ª CineBH exibe filmes de 15 países, pré-estreias e homenagem a Anna Muylaert

"Pasárgada" (2024), de Dira Paes - Divulgação

"Pasárgada" (2024), de Dira Paes - Divulgação

A 18ª edição da CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte acontece de 24 a 29 de setembro na capital mineira, com exibição de 110 filmes, realizados em 15 países e 13 estados brasileiros. Com entrada franca, as exibições ocorrem em diversos espaços culturais da cidade. Parte da programação também fica disponível online para todo o Brasil.

Pelo terceiro ano consecutivo com foco na produção latino-americana, a CineBH se consolida como uma plataforma de exibição e debate sobre questões sociais, políticas e culturais retratadas no cinema do continente. A Mostra Território, competitiva, destaca filmes de novos realizadores, enquanto a Mostra Continente traz uma seleção não competitiva com títulos que circularam em festivais europeus recentemente.

A Mostra Vertentes, estreante nesta edição do festival, é centrada no cinema brasileiro e busca apresentar trajetórias de realizadores já em destaque no cenário audiovisual. Filmes como “O Dia que Te Conheci”, de André Novais Oliveira, e “Barba Ensopada de Sangue”, de Aly Muritiba, estão entre os selecionados. Também serão exibidos “Pasárgada”, estreia da atriz Dira Paes na direção, “Oeste Outra Vez”, de Erico Rassi, grande vencedor do Festival de Gramado este ano.

Anna Muylaert, homenageada da 18ª CineBH - Foto: Leo Lara/Universo Produção
Anna Muylaert, homenageada da 18ª CineBH – Foto: Leo Lara/Universo Produção

A Mostra Homenagem presta tributo à cineasta Anna Muylaert, com exibições de seus premiados filmes, incluindo “Que Horas Ela Volta?”. O público também poderá ver a pré-estreia de “O Clube das Mulheres de Negócios”, na sessão de abertura do festival.

Outra retrospectiva compõe a Mostra Diálogos Históricos, que este ano homenageia o disruptivo cineasta chileno Alejandro Jodorowsky, exibindo três de seus filmes mais aclamados, “Fando e Lis”, “El Topo” e “A Montanha Sagrada”, todos produzidos no México.

A programação da Mostra Praça na 18ª CineBH é dedicada à música, com exibições ao ar livre na Praça da Liberdade. Documentários como “Nada Será Como Antes – A Música do Clube da Esquina” e ficções como “Durval Discos” compõem essa seleção.

A  Mostra Cidade em Movimento é focada em produções independentes de Belo Horizonte e região, propondo debates sobre temas sociais e culturais. Já a Mostra de Curtas-Metragens, com 17 filmes divididos em quatro sessões, explora abordagens poéticas e políticas da realidade contemporânea.

Já no âmbito da coprodução internacional, a Mostra CineMundi celebra 15 anos com a exibição de títulos importantes que passaram pelo programa, como “Bacurau” e “Benzinho”, além de títulos mais recentes, como “Levante”.  E para o público infantil, a Mostrinha oferece sessões de animações como “Teca e Tuti” e “Brichos 3”, além das sessões Cine-Escola, voltadas para estudantes e educadores.

Para quem não estiver na capital mineira, a programação online da 18ª CineBH oferece a oportunidade de assistir a títulos das mostras CineMundi, Homenagem e A Cidade em Movimento, entre outros. Todos estarão disponíveis na plataforma oficial do evento, também com acesso gratuito.

A 18ª CineBH também conta com debates, sessões comentadas, lançamento de livros, oficinas e rodadas de negócios do setor audiovisual. Os horários e locais das atividades e das exibições dos filmes podem ser consultados no site oficial.

Sair da versão mobile