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A expansão das casas de apostas no futebol: Brasil lidera o cenário global

Casas de apostas crescem também como patrocinadores.

A expansão das casas de apostas no futebol: Brasil lidera o cenário global

A divulgação de plataformas 

As plataformas de apostas patrocinam clubes cada vez mais. Essa afirmação  é especialmente válida para o campeonato brasileiro. A parceria é vantajosa para ambas as partes, os clubes recebem o dinheiro do patrocínio e as Casas de apostas divulgam seu serviço.

Como a maioria das apostas são feitas em jogos de futebol, divulgar-se através do clube parece ser a solução óbvia. O local mais caro para colocar o nome da marca é na parte frontal da camisa do jogador, lá ficam nomes de patrocinadores titulares. Os outros patrocinadores podem colocar nomes nas costas ou na manga da camisa.

A diversidade no mercado de apostas é muito alta, cada Casa quer se destacar, criando vários tipos de atrações para o cliente. Aqui https://bookmaker-ratings.com.br/bonusy-rubrika/bonus-de-boas-vindas/ você pode receber mais informação sobre como escolher bônus de boas-vindas.

Os motivos para os clubes fazer essas parceria com operadoras de apostas são claros. Mas, a situação em cada país é diferente, em cada campeonato tem muitos patrocinadores desse setor.

Patrocínio na Europa 

O campeonato onde as plataformas poderiam ter a expectativa de receber maior lucro é o campeonato inglês. Premier League é o campeonato mais assistido no mundo. A maioria dos times são patrocinados por Casas de apostas, são 40 % no total. Segundo maior patrocinador é o setor de serviços financeiros, são 25 %. E o terceiro setor de viagens e companhias aéreas, são 10 %. Interessante que nem todas as operadoras que patrocinam os clubes de campeonato inglês operam na Inglaterra. Como já mencionamos, Premier League assiste o mundo inteiro, pois muitas empresas não contam com o público inglês. Muitas operadoras têm a operação no Reino Unido, mas não são muito conhecidas.

A operadora mais popular lá é Betway. Pois, faz todo sentido de essa operadora ter escolhido patrocinar o clube West Ham com os torcedores leais, já que, tem maior comparecimento médio nos jogos caseiros. A parceria estava indo bem até o caso com o jogador brasileiro Lucas Paquetá. Lucas joga pelo clube e foi acusado pela operadora de receber cartões amarelos intencionalmente para obter o ganho de apostas. A Casa suspeitou da fraude porque os apostadores que escolheram esse resultado foram da Ilha de Paquetá, onde Lucas nasceu. Enquanto está tendo a investigação, o clube e a Casa de apostas vão cessar a parceria.

Se considerar as outras duas ligas mais populares entre torcedores, a liga alemã (Bundesliga) e francesa (Ligue 1), o setor de apostas não tem uma presença significativa entre parceiros. A operadora Winamax patrocina Le Havre de França e VfB Stuttgart da Alemanha e Partouche patrocina Montpellier da França. Se olharmos números, na Ligue 1 as Casas de apostas patrocinam cerca de 10 % de times e da Bundesliga menos ainda, são por volta de 5 %.

A explicação dessa estatística está na superfície. Inglaterra tem longas tradições de jogos de azar e apostas esportivas. Essa área foi legalizada no país por décadas, pois a propaganda de Casas de apostas não é mal vista. Enquanto na Alemanha e França essa área é banida. Vale a pena dizer que ultimamente os ingleses estão preocupados com a propaganda de apostas, percebendo como excessiva e nociva para jovens. Desse modo, para 2026 as plataformas de apostas não vão poder colocar sua logomarca na camisa de jogadores. Mas, não necessariamente essa medida vai diminuir a quantidade de parcerias entre operadoras e clubes.

Patrocínio no Brasil 

Tratando a situação no Brasil, o setor de apostas esportivas e jogos de azar foi completamente regulamentado. O investimento de Casas de apostas em marketing e parcerias começou a crescer como se fosse um rompimento de barragem. São 15 de 20 clubes do campeonato brasileiro da série A que tem as Casas de apostas como patrocinador master. Pelo visto, o campeonato brasileiro deixou o inglês para trás nesse critério.

Além disso, o Brasil também tem uma longa tradição de jogos de azar, como o jogo do bicho. Apesar de serem banidos por décadas, os jogos de azar continuavam a ser praticados, e agora, tendo a legalização, o mercado se tornou muito grande.

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