"Ainda Estou Aqui" (2024), de Walter Salles - Foto: Alile Dara Onawale
Foto: Alile Dara Onawale/Divulgação

cinematório café: “Ainda Estou Aqui“ e a luta pela memória

Nesta edição do podcast cinematório café, nós analisamos o filme “Ainda Estou Aqui” (2024), dirigido por Walter Salles e estrelado por Fernanda Torres. O longa-metragem é o representante do Brasil no Oscar 2025.

Escute o Cinematório na Orelo e apoie o nosso podcast!

Clique para reproduzir em uma nova janela | Download
Assine o nosso feed de podcasts: RSS | Apple | Spotify
YouTube | Castbox | Deezer | TuneIn | Player FM



Vencedor do prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Veneza, “Ainda Estou Aqui” foi escrito por Murilo Hauser e Heitor Lorega a partir do livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva. O filme conta a história da família do escritor durante a ditadura militar brasileira, nos anos 1970.

A protagonista é a mãe de Marcelo, Eunice Paiva, papel de Fernanda Torres. Quando seu marido, o ex-deputado Rubens Paiva, vivido por Selton Mello, é levado subitamente por agentes do exército para prestar um depoimento, Eunice inicia uma busca incessante pelo paradeiro dele, ao mesmo tempo em que precisa sustentar sozinha seus cinco filhos (interpretados por Valentina Herszage, Barbara Luz, Luiza Kosovski, Guilherme Silveira e Cora Mora).

Quem se senta à mesa conosco neste podcast para discutir “Ainda Estou Aqui” é Ana Lúcia Andrade, professora de Cinema da Escola de Belas Artes da UFMG, autora dos livros “O Filme Dentro do Filme: a Metalinguagem no Cinema” e “Entretenimento Inteligente: O Cinema de Billy Wilder”.

cinematório café é produzido e apresentado por Renato Silveira e Kel Gomes. A cada episódio, nós propomos um debate em torno de filmes recém-lançados e temas relacionados ao cinema, sempre em um clima de descontração e buscando refletir sobre imagens presentes no nosso dia a dia.

Quer mandar um e-mail? Escreva seu recado e envie para contato@cinematorio.com.br. A sua mensagem pode ser lida no podcast!

Cineclube Cinematório

Faça parte do Cineclube Cinematório. O seu apoio é fundamental!

Este episódio contém trechos das músicas: “É Preciso Dar um Tempo”, Erasmo Carlos; e “Jimmy, Renda-se”, Tom Zé. Todos os direitos reservados aos artistas.

Hyperlinks deste episódio:

Crítica de “Ainda Estou Aqui”, por Karina Amélia

Podcast Em Foco: “Central do Brasil”

Entrevista com Valentina Herszage sobre o filme “Raquel 1:1”

— Curta “Clarice Eunice Thereza” (1979), de Joatan Vilela Berbel:

 

— Entrevista de Marcelo Rubens Paiva a Juca Kfouri:

 

— Análise de Eduardo Bueno, no canal “Buenas Ideias”:

 

— Trailer do filme:

 


Apoio:

MUBI

cinematório é parceiro da MUBI, um serviço de streaming de filmes que exibe preciosidades cinematográficas realizadas no mundo todo, escolhidas a dedo por uma equipe de curadores. Faça um teste por 30 dias grátis: basta se cadastrar neste link.

Onde ver "Ainda Estou Aqui" no streaming: