A Academia de Cinema de Hollywood anunciou hoje os indicados ao Oscar 2025. O filme brasileiro “Ainda Estou Aqui” superou as expectativas e foi indicado tanto na categoria Melhor Filme Internacional quanto na principal, de Melhor Filme. Vencedora do Globo de Ouro, Fernanda Torres também foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz por sua atuação no longa-metragem dirigido por Walter Salles e baseado no livro de Marcelo Rubens Paiva (confira nosso podcast e nossa crítica sobre o filme).
“Ainda Estou Aqui” vai competir no Oscar de Melhor Filme Internacional com “Emilia Pérez”, da França; “A Garota com a Agulha”, da Dinamarca; “A Semente do Fruto Sagrado”, que é iraniano, mas representa a Alemanha; e a surpresa “Flow”, da Letônia, que também concorre ao Oscar de Melhor Animação.
Fernanda Torres tem como concorrentes Cynhia Erivo, por “Wicked”; Demi Moore, por “A Substância”; Karla Sofía Gastón, de “Emilia Pérez”; e Mikey Madison, por “Anora”.
O Brasil no Oscar
O cinema brasileiro não era indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional desde 1999, quando competiu com “Central do Brasil”, também dirigido por Walter Salles. Na ocasião, Fernanda Montenegro, mãe de Fernanda Torres, também foi indicada a Melhor Atriz.
Nos anos seguintes, o cinema brasileiro esteve presente no Oscar em 2004 com “Cidade de Deus” (Melhor Direção, Roteiro Adaptado, Fotografia e Montagem); em 2016 com “O Menino e o Mundo” (Melhor Animação); e em 2020 com “Democracia em Vertigem” (Melhor Documentário). “Ainda Estou Aqui” é a primeira produção nacional a ser indicada a Melhor Filme e, simultaneamente, a Melhor Filme Internacional.
Vale lembrar que “O Beijo da Mulher Aranha”, coproduzido por Brasil e Estados Unidos, foi indicado a Melhor Filme em 1986, mas apenas com produtores estrangeiros. O longa também foi indicado a Melhor Direção, mas Hector Babenco é argentino, naturalizado brasileiro. Outras coproduções das quais o Brasil participou e que concorreram ao Oscar foram os documentários “Raoni” (1979), “Lixo Extraordinário” (2011) e “O Sal da Terra” (2015).
Até 2019, a categoria Melhor Filme Internacional se chamava Melhor Filme em Língua Estrangeira. Antes de “Ainda Estou Aqui” e “Central do Brasil”, o cinema brasileiro concorreu à estatueta com “O Pagador de Promessas” (1963), “O Quatrilho” (1996) e “O Que é Isso, Companheiro?” (1998). O filme “Orfeu Negro” ganhou o Oscar nessa categoria em 1960, mas, apesar de ter coprodução brasileira, representou a França na premiação.
Mais Brasil no Oscar: em 2001, “Uma História de Futebol”, de Paulo Machline, se tornou o primeiro curta nacional a ser indicado à premiação; em 2005, a coprodução internacional “Diários de Motocicleta”, de Walter Salles, concorreu a Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Canção Original (tendo vencido nesta categoria, com “Al otro lado del río”, de Jorge Drexler); e em 2018, “Me Chame Pelo Seu Nome”, que tem o brasileiro Rodrigo Teixeira entre os produtores, foi indicado a Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Canção Original e venceu como Melhor Roteiro Adaptado.
Profissionais brasileiros indicados ao Oscar, mas por produções estrangeiras, são o compositor Ary Barroso, com a canção “Rio de Janeiro”, do musical “Brazil” (1944, EUA); a diretora Tetê Vasconcelos, com o documentário “El Savador: Outro Vietnã” (1981, EUA); a diretora de arte Luciana Arrighi, com “Retorno da Howards End” (1992, EUA/Reino Unido), “Vestígios do Dia” (1993, EUA) e “Anna e o Rei” (1999, EUA); o diretor Carlos Saldanha, com as animações “Gone Nutty” (2003, curta, EUA) e “O Touro Ferdinando” (2018, EUA); os compositores Sérgio Mendes e Carlinhos Brown, com a canção “Real in Rio”, da animação “Rio” (2011, EUA); e o diretor Pedro Kos, com o curta documental “Lead Me Home” (2021, EUA).
Lista de indicados ao Oscar 2025
Entre os 10 indicados na categoria principal do Oscar 2025 estão os líderes em número de nomeações: “Emilia Pérez”, com 13, “O Brutalista” e “Wicked”, com 10 cada. Os vencedores serão anunciados no dia 2 de março. Confira os filmes e artistas que estão na competição:
Melhor filme
- Ainda Estou Aqui
- Anora
- O Brutalista
- Um Completo Desconhecido
- Conclave
- Duna: Parte 2
- Emilia Pérez
- Nickel Boys
- A Substância
- Wicked
Melhor direção
- Brady Corbet, “O Brutalista”
- Coralie Fargeat, “A Substância”
- Jacques Audiard, “Emilia Pérez”
- James Mangold, “Um Completo Desconhecido”
- Sean Baker, “Anora”
Melhor ator
- Adrien Brody, “O Brutalista”
- Colman Domingo, “Sing Sing”
- Ralph Fiennes, “Conclave”
- Sebastian Stan, “O Aprendiz”
- Timothée Chalamet, “Um Completo Desconhecido”
Melhor atriz
- Cynthia Erivo, “Wicked”
- Demi Moore, “A Substância”
- Fernanda Torres, “Ainda Estou Aqui”
- Karla Sofía Gaston, “Emilia Pérez”
- Mikey Madison, “Anora”
Melhor ator coadjuvante
- Edward Norton, “Um Completo Desconhecido”
- Guy Pearce, “O Brutalista”
- Jeremy Strong, “O Aprendiz”
- Kieran Culkin, “A Verdadeira Dor”
- Yura Borisov, “Anora”
Melhor atriz coadjuvante
- Ariana Grande, “Wicked”
- Felicity Jones, “O Brutalista”
- Isabella Rossellini, “Conclave”
- Monica Barbaro, “Um Completo Desconhecido”
- Zoe Saldaña, “Emilia Pérez”
Melhor roteiro original:
- Anora
- O Brutalista
- Setembro 5
- A Substância
- A Verdadeira Dor
Melhor roteiro adaptado:
- Um Completo Desconhecido
- Conclave
- Emilia Pérez
- Nickel Boys
- Sing Sing
Melhor canção original
- “El Mal”, de “Emilia Pérez”
- “The Journey”, de “Batalhão 6888”
- “Like a Bird”, de “Sing Sing”
- “Mi Camino”, de “Emilia Pérez”
- “Never Too Late”, de “Elton John: Never Too Late”
Melhor trilha original
- O Brutalista
- Conclave
- Emilia Pérez
- Robô Selvagem
- Wicked
Melhor filme internacional
- Ainda Estou Aqui (Brasil)
- Emilia Pérez (França)
- A Semente do Fruto Sagrado (Alemanha)
Melhor animação
- Divertida Mente 2
- Flow
- Memórias de um Caracol
- Robô Selvagem
- Wallace & Gromit: A Vengança
Melhor documentário
- Black Box Diaries
- No Other Land
- Porcelain War
- Sugarcane: Sombras de um Colégio Interno
- Trilha Sonora para um Golpe de Estado
Melhor figurino
- Um Completo Desconhecido
- Conclave
- Gladiador 2
- Nosferatu
- Wicked
Melhor maquiagem e penteados
- Emilia Pérez
- Um Homem Diferente
- Nosferatu
- A Substância
- Wicked
Melhor direção de arte
- O Brutalista
- Conclave
- Duna: Parte 2
- Nosferatu
- Wicked
Melhor som
- Um Completo Desconhecido
- Duna: Parte 2
- Emilia Pérez
- Robô Selvagem
- Wicked
Melhor montagem
- Anora
- O Brutalista
- Conclave
- Emilia Pérez
- Wicked
Melhor fotografia
- O Brutalista
- Duna: Parte 2
- Emilia Pérez
- Maria
- Nosferatu
Melhores efeitos visuais
- Alien: Romulus
- Better Man
- Duna: Parte 2
- Planeta dos Macacos: O Reinado
- Wicked
Melhor curta
- A Lien
- Anuja
- I’m Not A Robot
- The Last Ranger
- The Man Who Could Not Remain Silent
Melhor curta animado
- Beautiful Men
- In The Shadow Of The Cypress
- Magic Candies
- Wander To Wonder
- Yuck!
Melhor curta documental
- Death By Numbers
- I Am Ready, Warden
- Incident
- Instruments of a Beating Heart
- The Only Girl in the Orchestra
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