cinematório café: Crenças desnudadas em “Anora“ e “Conclave“
Divulgação

cinematório café: Crenças desnudadas em “Anora“ e “Conclave“

Nesta edição do podcast cinematório café, nós analisamos os filmes “Anora”, de Sean Baker, e “Conclave”, de Edward Berger, dois favoritos na corrida do Oscar 2025.

Escute o Cinematório na Orelo e apoie o nosso podcast!

Clique para reproduzir em uma nova janela | Download
Assine o nosso feed de podcasts: RSS | Apple | Spotify
YouTube | Castbox | Deezer | TuneIn | Player FM



Escrito, dirigido e montado por Sean Baker (“Projeto Flórida”), “Anora” acompanha uma profissional do sexo do Brooklyn que conhece e se casa com o filho de um oligarca. Assim que a notícia chega à Rússia, seu conto de fadas é ameaçado quando os pais de seu marido partem para Nova York para anular o casamento. O filme ganhou a Palma de Ouro e concorre no Oscar 2025 a seis estatuetas: Melhor Filme, Direção, Roteiro Original, Montagem, Atriz (Mikey Madison) e Ator Coadjuvante (Yura Borisov).

Em “Conclave”, dirigido por Edward Berger (“Nada de Novo no Front”), após a morte inesperada do atual pontífice, o Cardeal Lawrence é encarregado de conduzir processo confidencial de escolha de um novo Papa. Os líderes mais poderosos da Igreja Católica de todo o mundo se reúnem nos corredores do Vaticano para participar da seleção, cada um com suas próprias ambições. Lawrence se vê no centro de uma conspiração, desvendando segredos que ameaçam não apenas sua fé, mas também as fundações da Igreja. Estrelando Ralph Fiennes, Stanley Tucci e John Lithgow, o filme foi indicado ao Oscar em 8 categorias: Melhor Filme, Roteiro Adaptado, Montagem, Ator (Ralph Fiennes), Atriz Coadjuvante (Isabella Rossellini), Trilha Sonora Original, Direção de Arte e Figurino.

Sentam-se à mesa conosco neste podcast para discutir “Anora” e “Conclave”:

Ana Lúcia Andrade, professora de Cinema da Escola de Belas Artes da UFMG, autora dos livros “O Filme Dentro do Filme: a Metalinguagem no Cinema” e “Entretenimento Inteligente: O Cinema de Billy Wilder”;

Renné França, professor, crítico, diretor do filme “Terra e Luz”, autor do curso Cinema de Ação e do livro “Cine Killer“;

cinematório café é produzido e apresentado por Renato Silveira e Kel Gomes. A cada episódio, nós propomos um debate em torno de filmes recém-lançados e temas relacionados ao cinema, sempre em um clima de descontração e buscando refletir sobre imagens presentes no nosso dia a dia.

Quer mandar um e-mail? Escreva seu recado e envie para contato@cinematorio.com.br. A sua mensagem pode ser lida no podcast!

Cineclube Cinematório

Faça parte do Cineclube Cinematório. O seu apoio é fundamental!

Hyperlinks deste episódio:

Crítica de “Anora”, por Larissa Vasconcelos

Crítica de “Anora”, por Daniel Oliveira

Crítica de “Conclave”, por Daniel Oliveira

— Trailers dos filmes: