A cidade de Botucatu, no interior de São Paulo, recebe o projeto “MIS Experience 360° – O cinema de Billy Wilder”, uma versão digital da exposição realizada pelo Museu da Imagem e do Som (MIS), na capital paulista.
A iniciativa leva ao público uma experiência imersiva sobre a obra do cineasta Billy Wilder, por meio de óculos de realidade virtual. O evento acontece até 14 de abril na Pinacoteca Fórum das Artes, com entrada gratuita.
A exposição permite um passeio virtual pelas principais salas da mostra dedicada ao diretor, por meio de gravações em formato 360°. Entre os filmes abordados estão “Semente do Mal”, “Crepúsculo dos Deuses”, “Quanto Mais Quente Melhor”, “Sabrina”, “Irma La Dulce”, “O Pecado Mora ao Lado” e “Se Meu Apartamento Falasse”.

A experiência inclui a exibição de cartazes, fotografias de bastidores, objetos de cena e figurinos originais, além de narrações com informações sobre as obras e curiosidades dos filmes.
A exposição original esteve em cartaz no MIS-SP entre agosto de 2024 e janeiro de 2025. Criada pelo próprio museu e com curadoria de André Sturm, a mostra explorou a filmografia de Wilder, com destaque para 13 dos seus 27 longas-metragens. A exposição inclui materiais exclusivos, como depoimentos em vídeo e edições especiais de cenas marcantes.
A pesquisa e os textos da exposição foram feitos por Ana Lúcia Andrade, professora de cinema da Escola de Belas Artes da UFMG e autora do livro “Entretenimento Inteligente – O Cinema de Billy Wilder”, que ganhou 2ª edição, lançada no MIS-SP durante a mostra.
Com uma carreira marcada por clássicos do cinema, Billy Wilder influenciou gerações de cineastas e roteiristas. A exposição busca aproximar o público de sua obra e ampliar o acesso à história do cinema. O evento é uma oportunidade para conhecer a trajetória do diretor por meio da tecnologia e da interatividade.
Confira imagens da nossa visita à exposição no MIS-SP e escute o nosso podcast sobre o clássico “Se Meu Apartamento Falasse”, um dos filmes que tiveram os cenários recriados para a exposição. O episódio conta com participação de Ana Lúcia Andrade: