O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) promove a mostra “Mestras do Macabro – as cineastas do horror ao redor do mundo”, de 7 de março a 14 de abril de 2025, no Rio de Janeiro. Com curadoria de Beatriz Saldanha, o evento exibirá 28 longas-metragens dirigidos por mulheres, além de debates e um curso sobre o tema. A entrada é gratuita e os ingressos poderão ser retirados no site e na bilheteria do CCBB a partir das 9h de cada dia.
Além do Rio de Janeiro, o evento será realizado no CCBB Belo Horizonte (12 a 24 de março), CCBB São Paulo (20 de março a 20 de abril) e CCBB Brasília (14 de outubro a 2 de novembro). A programação apresenta diretoras de diferentes períodos, incluindo pioneiras do cinema de horror dos anos 1970 e 1980 e produções contemporâneas.
O filme de abertura é “Quando Chega a Escuridão” (1987), de Kathryn Bigelow. Entre as cineastas homenageadas estão Stephanie Rothman, Amy Jones, Jackie Kong, Mary Harron, Karyn Kusama, Julia Ducournau e Jennifer Kent. Filmes brasileiros também fazem parte da seleção, incluindo “Medusa” (2023), de Anita Rocha da Silveira, e “A Sombra do Pai” (2019), de Gabriela Amaral Almeida.
“Considero muito importante lançar luz na filmografia de horror dirigida por mulheres porque, se por tantos anos ela foi ignorada, hoje felizmente vivenciamos um período propício para colocar estes filmes em evidência e destacar o trabalho de mulheres pioneiras, que fizeram filmes com orçamentos irrisórios e que muitas vezes precisaram encontrar soluções artesanais para contornar baixos orçamentos e conseguiram se expressar em um meio dominado por homens”, comenta a curadora Beatriz Saldanha. “A beleza dessa mostra está na pluralidade das propostas cinematográficas, que vão desde o gore de baixíssimo orçamento a obras prestigiadas em grandes festivais, o que mostra a vastidão das possibilidades do horror”, completa.
A mostra “Mestras do Macabro” também conta com um catálogo reunindo textos de 35 autoras brasileiras e estrangeiras sobre o tema. A publicação será distribuída gratuitamente e estará disponível para download no site do CCBB.
Atividades extras

A cineasta Gabriela Amaral Almeida fará, no dia 15 de março (sábado), às 15h, no CCBB-RJ, uma sessão comentada do grande clássico “Cemitério Maldito” (Pet Sematary, 1989), de Mary Lambert. A sessão será inclusiva (terá legenda descritiva) e, o debate, tradução em Libras.
Também no Rio, a mostra “Mestras do Macabro” promove um curso gratuito sobre as cineastas do horror, ministrado pela curadora Beatriz Saldanha, de 19 a 21 de março (quarta a sexta), às 17h30, com carga horária de 6h (duas horas por dia), no Cinema 2. Os ingressos para o curso estarão disponíveis a partir das 9h, de cada dia, no site e na bilheteria do CCBB.
Serão realizados ainda dois debates. No dia 28 de março (sexta), Beatriz Saldanha e Bianca Mattos, uma das autoras do catálogo e curadora do Cineclube Grande Otelo, conversam com o público sobre filmes de horror dirigidos por mulheres negras, com destaque para “A Lenda de Candyman” (Candyman, 2021), de Nia DaCosta, que será exibido antes do debate, às 16h30. E, no dia 7 de abril (segunda), o filme “O Doce Vampiro” é o foco do debate sobre as diretoras do exploitation de horror, com Raphaela Ximenes, crítica de cinema especializada em filmes de horror, e Beatriz Saldanha, após a sessão do filme, que começa às 16h30. Os dois debates terão tradução em Libras.
O longa-metragem “Sem seu sangue” terá duas sessões especiais – uma seguida de bate-papo com a diretora Alice Furtado, mediado por Beatriz Saldanha, no dia 6 de abril (domingo), às 14h; e, outra, com legenda descritiva e interpretação em Libras, no dia 13 de março (quinta), às 18h. Além deste filme, outras duas produções nacionais terão sessões inclusivas, com audiodescrição: “Medusa”, dia 29 de março (sábado), às 16h; e “Sinfonia da Necrópole”, dia 4 de abril (sexta), às 18h.