Nesta edição do podcast cinematório café, nós analisamos os três filmes que faltavam na nossa cobertura do Oscar 2025: “O Reformatório Nickel”, de RaMell Ross, “O Brutalista”, de Brady Corbet, e “Um Completo Desconhecido”, de James Mangold.
Clique para reproduzir em uma nova janela | Download
Assine o nosso feed de podcasts: RSS | Apple | Spotify
YouTube | Castbox | Deezer | TuneIn | Player FM
“O Reformatório Nickel” (Nickel Boys) é baseado no livro de Colson Whitehead, vencedor do Pulitzer, e narra a poderosa história de amizade entre dois jovens negros que passam juntos pelas angustiantes provações de um reformatório juvenil na Flórida, nos anos 1960. Indicado ao Oscar de Melhor Filme e de Melhor Roteiro Adaptado, o longa-metragem chama a atenção por sua história impactante e pela direção habilidosa, com planos feitos em ponto de vista de primeira pessoa.
“O Brutalista” se tornou o segundo filme com mais prêmios no Oscar 2025, perdendo apenas para “Anora”. Venceu as estatuetas de Melhor Ator, para Adrien Brody, Melhor Fotografia (assinada por Lol Crawley) e Melhor Trilha Sonora Original (para o compositor Daniel Blumberg). Filmado em 70mm, com VistaVision, o longa acompanha a jornada do arquiteto húngaro László Toth, que sai da Europa no pós-guerra para reconstruir sua vida nos Estados Unidos, onde encontra uma série de dificuldades pessoais e profissionais. O elenco também conta com Guy Pearce e Felicity Jones, ambos indicados ao Oscar como coadjuvantes.
Encerramos com “Um Completo Desconhecido”, cinebiografia do músico Bob Dylan, com recorte nos primeiros anos de sua carreira. Timothée Chalamet interpreta Dylan na influente cena musical de Nova York do início dos anos 1960, quando iniciou o relacionamento com Sylvie Russo (Elle Fanning) e conviveu com artistas como Pete Seeger (Edward Norton), Joan Baez (Monica Barbaro), Woody Guthrie (Scoot McNairy) e Johnny Cash (Boyd Holbrook). O filme concorreu a oito estatuetas no Oscar 2025: Melhor Filme, Direção, Roteiro Adaptado, Ator (Chalamet), Ator Coadjuvante (Norton), Atriz Coadjuvante (Barbaro), Som e Figurino.
Sentam-se à mesa conosco neste podcast para discutir “Emilia Pérez” e “Wicked”:
– Ana Lúcia Andrade, professora de Cinema da Escola de Belas Artes da UFMG, autora dos livros “O Filme Dentro do Filme: a Metalinguagem no Cinema” e “Entretenimento Inteligente: O Cinema de Billy Wilder”;
- Larissa Vasconcelos, jornalista, crítica e redatora do cinematório.
O cinematório café é produzido e apresentado por Renato Silveira e Kel Gomes. A cada episódio, nós propomos um debate em torno de filmes recém-lançados e temas relacionados ao cinema, sempre em um clima de descontração e buscando refletir sobre imagens presentes no nosso dia a dia.
Quer mandar um e-mail? Escreva seu recado e envie para contato@cinematorio.com.br. A sua mensagem pode ser lida no podcast!
Faça parte do Cineclube Cinematório. O seu apoio é fundamental!
Hyperlinks deste episódio:
— Crítica de “Um Completo Desconhecido”, por Larissa Vasconcelos
— Trailers dos filmes: