Entre os dias 9 e 27 de abril, a cidade de Porto Alegre recebe a 21ª edição do Fantaspoa – Festival Internacional de Cinema Fantástico, com a exibição de 236 filmes, entre longas e curtas-metragens. O evento inclui sessões presenciais em cinco espaços da capital gaúcha e também uma programação online gratuita, disponível para todo o Brasil por meio da plataforma Darkflix+.
Consolidado no calendário audiovisual latino-americano, o festival reúne este ano 100 longas e 136 curtas de 61 países, com destaque para 11 estreias mundiais, 12 estreias internacionais, 47 estreias latino-americanas, 19 estreias nacionais e nove estreias no Rio Grande do Sul. A seleção deste ano foi feita a partir de mais de 1.300 inscrições, das quais 18% foram escolhidas. A curadoria levou em conta critérios como qualidade técnica, diversidade e relevância cultural, segundo os organizadores João Fleck, João Teixeira e Nicolas Tonsho.
Além das exibições em salas de cinema, o Fantaspoa 2025 disponibiliza, a partir do dia 18 de abril, uma seleção online com 99 curtas de 34 países. Os filmes ficarão acessíveis até o encerramento do festival, no dia 27. A maioria das produções é inédita na América Latina e já passou por festivais como Cannes, Berlim, Toronto, South by Southwest, Sitges, Tribeca e Fantasia.
O evento conta com mais de 80 convidados, incluindo realizadores internacionais, reforçando sua presença no calendário global de festivais de cinema de gênero. As obras apresentadas abrangem fantasia, horror, comédia, suspense e ficção científica, mantendo assim a proposta do festival de ampliar o acesso a filmes que, em geral, circulam restritamente no circuito de festivais especializados.
Os ingressos para as sessões presenciais do Fantaspoa respeitam os preços e as políticas dos locais de exibição, detalhados neste link.
