De 9 a 13 de abril, o Cine Santa Tereza, em Belo Horizonte, recebe a edição 2025 da Mostra Quarta Kuir Cinema. A programação, gratuita, reúne longas e curtas-metragens brasileiros com temáticas LGBTQIAPN+, que exploram diferentes formas narrativas e estéticas ligadas ao cinema queer. A iniciativa é da Plataforma Beijo, coletivo artístico que atua na interseção entre arte e ativismo.
Entre os filmes selecionados estão “Salomé”, vencedor do Festival de Brasília; “Toda Noite Estarei Lá”; “Resumo da Ópera”; “Nós Somos o Amanhã” e “Entre Vênus e Marte”. Outros títulos em exibição incluem “Cabeça de Rua”, “Desdêmona”, “Kings”, “MOSCOU”, “Monstra do Armário”, “Não Início do Mundo” e “Pedagogias da Navalha”. As sessões ocorrem às 17h e 19h, com retirada de ingressos pela plataforma Sympla ou na bilheteria do Cine Santa Tereza com uma hora de antecedência.
A programação também conta com uma masterclass da atriz e cineasta Julia Katharine, homenageada desta edição, e um encontro aberto ao público no Teatro 171, no dia 12 de abril, a partir das 21h. Haverá exibição de videoclipes e performances a partir das 22h30.

Criada em 2018, a mostra surgiu com o nome Quarta Queer, com foco em ampliar a visibilidade de produções artísticas LGBTQIAPN+. Com o tempo, passou a incorporar outras linguagens e fomentar debates sobre gênero, sexualidade e representação.
A curadoria desta edição é composta por Bramma Bremmer, Germano Melo, Igui Leal, Ricardo Alves Jr. e Will Soares. Os curadores definiram os temas da mostra com base nas propostas visuais e narrativas dos filmes inscritos.
Para mais informações e atualizações sobre a programação, acompanhe as redes sociais da Quarta Kuir e da Plataforma Beijo.