Nesta edição do cinematório café, nós conversamos com o diretor Marcos Pimentel sobre o documentário “Amanhã”, exibido na 17ª Mostra CineBH e no É Tudo Verdade, entre outros festivais. O filme parte da proposta de um registro da desigualdade social na região Centro-Sul de Belo Horizonte para mostrar o quanto este problema é muito mais amplo e reflete a condição do nosso país.
Clique para reproduzir em uma nova janela | Download
Assine o nosso feed de podcasts: RSS | Apple | Google
Castbox | Spotify | Deezer | TuneIn | Stitcher | Player FM
“Amanhã” começa em 2002, quando Marcos Pimentel filmou o encontro de crianças que vivem em lados opostos da Barragem de Santa Lúcia, na capital mineira: um dos garotos, José Tomás, vive em um condomínio no bairro de maior poder aquisitivo, enquanto os irmãos Cristian e Júlia moram em uma casa no aglomerado do Morro do Papagaio. Vinte anos depois, o diretor retornou ao local para tentar promover o reencontro daquelas crianças, agora adultas, e saber o que a vida reservou para elas.
“Amanhã” faz um retrato da desigualdade social escancarada nessa região de BH, mas vai além e se revela um filme que fala sobre todo o país, pensando a polarização, questões de classe, raça, e como em duas décadas o Brasil foi virado e revirado por diferentes mudanças e crises. Tudo isso ancorado em uma narrativa de muita sensibilidade.
O documentário foi exibido na CineBH após ter competido no festival É Tudo Verdade 2023. Entre os festivais por onde o filme também passou estão a CineOP — Mostra de Cinema de Outro Preto, e o FAM — Florianópolis Audiovisual Mercosul, onde ganhou o prêmio do Júri Popular.
Marcos Pimentel é mineiro de Juiz de Fora. Sócio da Tempero Filmes, ele vive e mora em Belo Horizonte e, antes de “Amanhã”, fez os também aclamados documentários “Fé e Fúria”, “A Parte do Mundo que me Pertence” e “Sopro”, entre outros longas e curtas-metragens.
O cinematório café é produzido e apresentado por Renato Silveira e Kel Gomes. A cada episódio, nós propomos um debate em torno de filmes recém-lançados e temas relacionados ao cinema, sempre em um clima de descontração e buscando refletir sobre imagens presentes no nosso dia a dia.
Quer mandar um e-mail? Escreva seu recado e envie para [email protected]. A sua mensagem pode ser lida no podcast!
Faça parte do Cineclube Cinematório. O seu apoio é fundamental!
Hyperlinks deste episódio:
— cinematório café na 17ª CineBH: Filmes da Mostra Território
— cinematório café na 17ª CineBH: Filmes da Mostra Continente e otras cositas más
Apoio:
O cinematório é parceiro da MUBI, um serviço de streaming de filmes que exibe preciosidades cinematográficas realizadas no mundo todo, escolhidas a dedo por uma equipe de curadores. Faça um teste por 30 dias grátis: basta se cadastrar neste link.